• Home
  • Blog Dynamic
  • Tudo que você precisa saber antes de levar seu cachorro à praia

Tudo que você precisa saber antes de levar seu cachorro à praia

Verão, sol, calor, férias... E vem aquela vontade de ir à praia. Mas, e o cachorro? Será que ele pode acompanhar o programa? A resposta é sim, mas com alguns cuidados! Os cachorros podem ir à praia desde que você fique de olho no ambiente, no comportamento deles e  evite algumas situações que podem ser ruins para o seu bichinho.

Primeiro de tudo, pense que o seu cachorro não sabe falar e dizer quando está desconfortável. Então arrume um lugar com sombra e água fresca para ele. Não esqueça de levar um potinho de água, alguns petiscos e um guarda-sol!
Outro ponto importante é verificar se a praia é Pet Friendly. A legislação muda de cidade para cidade: algumas praias permitem a circulação de cachorros, outras não.

De olho na saúde
É claro que a carteirinha de vacinação do seu pet deve estar em dia, assim como vermífugo e demais cuidados com a saúde dele. Assim você impede que o seu animal contamine outros animais ou pessoas e também o protege de ser contaminado por alguma doença na praia.
Não esqueça o protetor solar! Áreas como focinho e orelhas, onde tem menos pelo e a pele fica mais exposta, precisam receber uma camada de proteção.

Fique atento a restos de comida, alga, lixo e animais que podem estar na areia. Cachorros são curiosos e alguns não hesitam em comer o que vêem pela frente.  Escolha uma faixa de areia limpa e dê uma olhada em volta para evitar incidentes.
Muito cuidado com a água salgada! A ingestão pode causar vômitos e intoxicação. Entrar água no ouvido também pode trazer problemas de saúde graves.

Segurança é fundamental!
Seu cachorro deve ficar o tempo inteiro com uma coleira de identificação, contendo seu nome e telefone. Mesmo assim, mantenha-o preso ao lugar onde você está. A praia é um lugar vasto, pode estar lotada, e você não vai querer perder o seu amigo por lá!
Mesmo que o seu cachorro saiba nadar, o mar é bem diferente de uma piscina. A correnteza pode levá-lo para longe, então tenha muito cuidado se for entrar com o pet no mar.

Cuidados gerais
Lembre-se de recolher todo o cocô do seu cachorro e fique de olho no comportamento dele. Algumas raças são mais sensíveis ao calor e à claridade intensa, então eles precisam aproveitar a praia com moderação.
Os cachorros podem gostar ou não do ambiente diferente. Uns vão amar brincar na areia, outros vão se sentir inseguros. Observe o seu amigão para entender se ele está curtindo ou não o passeio.
Quando voltar da praia, dê um bom banho de água doce no seu cão. Não o deixe com sal ou areia no pelo, pois isso pode causar irritações e alergias.
Depois de um passeio na praia e um banho fresquinho, ele vai amar tirar uma soneca!

Gostou do conteúdo da matéria? Veja outros posts interessantes no nosso blog e siga a gente nas redes sociais!