• Home
  • Blog Dynamic
  • Empresa brasileira comercializa filtro para captação de água da chuva

Empresa brasileira comercializa filtro para captação de água da chuva

Em tempos de crise hídrica, as soluções que facilitam o reaproveitamento de água são sempre bem vindas, já que cada gota vale muito. O ChoveChuva é um equipamento capaz de filtrar a água da chuva para melhorar a captação e qualidade do recurso para reuso.

A tecnologia surgiu a partir da necessidade identificada em escolas públicas de Belo Horizonte, MG, como explicado pela engenheira sanitarista e ambiental, Isabella Cordeiro Cantarelli. Segundo ela, quando a legislação local passou a obrigar a coleta da água de chuva, a Hidrologia, empresa especializada em soluções para o tratamento de água, percebeu que a o sistema podia ser muito mais eficiente. Assim nascia o filtro pluvial, ChoveChuva.

Para garantir a limpeza da água, o coletor conta com quatro etapas de filtragem. Conectado à calha da residência, a água da chuva escoa direto para o captador. A primeira fase é a caixa separadora de folhas, que separa o material grosso. A água segue, então, para o segundo compartimento, onde estão dispostas pedras de calcário, responsáveis por regular os níveis de acidez. Na terceira etapa ocorre a adição do cloro à água para desinfetar e eliminar os micro-organismos, conforme norma do Ministério da Saúde. A fase final consiste na filtragem, onde são retirados os materiais em suspensão.