Arquitetos criam incrível casa sustentável na Mata Atlântica

Imagina que incrível morar no meio de uma área protegida da Mata Atlântica. Entre as movimentadas São Paulo e Rio de Janeiro está o Parque Nacional da Serra da Bocaína, um respiro verde de 104.000 hectares, onde está a bela residência “Arca“. Criada pelos arquitetos do Atelier Marko Brajovic, a casa sustentável tem visão privilegiada para a floresta e muito ar puro. 

O imóvel pré-fabricado no formato de concha é feito em alumínio, zinco e ferro – que juntos formam o Galvalume, contando com grandes janelas de vidro que oferecem a vista para o entorno. A novidade é que a casa pode ser facilmente montada e desmontada em até uma semana, mas neste caso foi instalada na cachoeira Perequé, a 10 km de um dos lugares mais legais do Brasil, em Paraty.

Com paredes de maneira, tem dois quartos e um banheiro, além de cozinha integrada a sala. Segundo os realizadores, “a ideia principal é que a casa seja utilizada para imersões criativas por profissionais (com ou sem crianças) que querem trabalhar em suas criações imersos na natureza e em um ambiente muito confortável”. Para essa segunda opção, as camas se transformam em sofás e os quartos em salas de produção.

O nome Arca veio dos moradores da região, que compararam a arquitetura com um navio em terra. O estúdio que projetou a casa já esteve envolvido em vários projetos bacanas, como no design das exposições de David Bowie, Stanley Kubrick e François Truffaut em São Paulo.

Dá pra notar que criatividade não falta, não é? Então inspire-se: