fbpx

Como saber se minha casa tem pulgas?

Pode reparar, achar uma pulga em casa, seja entre os pelos do pet ou escondida no ambiente, causa uma preocupação em efeito cascata. 

Primeiro você fica incrédulo: “Será que é mesmo uma pulga?”, depois fica desesperado para encontrar mais delas, afinal, sabe que elas nunca agem sozinhas e, por fim, perde o sono por semanas achando que do chão ao teto da casa nada está a salvo destas pestes.

Para se livrar deste cenário caótico não tem escapatória, é preciso manter a casa sempre muito bem higienizada, evitando que ambientes fiquem com umidade e temperatura elevadas e fazer uso constante de um bom antipulgas nos pets. Mas se por acaso você se deparar com uma “infeliz” dessas pelo caminho, veja como averiguar se a sua casa está sob um “ataque” de pulgas.

Operação “pente fino”

Você sabe bem que os parasitas não agem sozinhos, então se encontrou uma pulga é quase certo que há uma turma presente pelo ambiente. O primeiro passo é assegurar o bem-estar dos peludinhos, então, com a ajuda de um pente fino específico para pets, veja bem se há algum parasita se aproveitando de um dos seus filhos de quatro patas.

Além das pulgas em si, procure por manchas avermelhadas e sinais de picada. Pontinhos pretos e/ ou falta de pelos denunciam que o seu cachorro ou gato já sofreu um ataque de pulgas. Entre em contato com o médico veterinário e isole o pet em um cômodo limpo e bem arejado.

Almofadas e estofados

As pulgas adoram ficar escondidas em lugares abafados e de difícil acesso, então dê atenção especial a almofadas, sofás, poltronas e camas, principalmente nos cantinhos mais escondidos. Higienize tudo, não esqueça de caprichar na caminha do pet, claro, e utilize uma solução em spray para garantir melhor eficácia.

Tapetes e carpetes

Via de regra todos os itens “peludinhos” de casa merecem atenção redobrada, pois é grande a probabilidade das pulgas procurarem por estes locais para colocarem seus ovos. 

Como são parasitas muito pequenos, às vezes fica difícil dar conta de enxergar entre as milhares de fibras e fios, então, melhor colocar tudo para lavar em água quente, deixar secar bem, e dar aquela caprichada no ambiente antes de voltar a usar os itens e acessórios.

Se a casa tiver piso de madeira, muito cuidado também! Este é outro local predileto das pulgas para se esconder e se desenvolverem. Uma pequena fenda entre as tábuas pode ser vista como uma mansão pelos parasitas.

Cuide do seu jardim

Casas que contam com um espaço arborizado ou florido precisam de uma checagem minuciosa para conseguir expulsar todas as pulgas que por lá estiverem.

De nada vai adiantar o ambiente interno estar bem higienizado, se da porta para o quintal as pulgas encontrarem um campo fértil para se estabelecerem. Portanto, não deixe de pedir ajuda profissional para ter certeza de que você e toda família estão a salvo do perigo.

Lembre-se que uma pulga encontrada é sinal de que a prevenção precisa melhorar, então capriche mais nos detalhes e utilize todos os recursos disponíveis para não ser pego de surpresa novamente.

 

Fonte: Petlove