fbpx
  • Home
  • Blog Dynamic
  • Como ensinar cachorro idoso a fazer necessidades no lugar certo?

Como ensinar cachorro idoso a fazer necessidades no lugar certo?

Costuma-se dizer que é mais fácil aprender algo do zero do que mudar um hábito antigo. Tanto é que um dos principais motivos de resistência na hora de adotar um pet é escolher um cão idoso. Muitos pensam que é impossível ensinar coisas novas a ele, mas será que isso é verdade? Afinal, como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro: salvo por situações específicas — como algum problema de locomoção ou neurológico —, todo cão pode aprender a fazer suas necessidades no lugar estipulado. Isso independentemente da idade. No entanto, é preciso paciência, dedicação e consistência para seguir o treinamento.

Lugar errado? Isso não existe para os cães

Para os tutores, é muito frustrante quando o pet faz xixi justo naquele tapete bonito e fofinho. Muitos chegam até mesmo a acreditar que o local foi escolhido por pirraça, mas isso não é nem um pouco verdade. 

O que acontece é que até que recebam esse treinamento, para os cães não existe o conceito de lugar certo ou errado. Do ponto de vista deles, um tapete felpudo lhes parece um ótimo local para se aliviar. Isso porque lembra um pouco a grama e normalmente é colocado em um local com mais privacidade.

Se quiser evitar que o cachorro fique urinando fora do lugar adequado, não adianta brigar com ele por se aliviar em locais inapropriados. Em vez disso, ensine-o desde o primeiro dia qual é o lugar certo.

Passo a passo: como ensinar cachorro idoso a fazer necessidades no lugar certo

Ao contrário do que muitos acreditam, não existe uma diferença substancial entre ensinar um cachorro adulto a fazer xixi no lugar certo ou um filhote. Em ambos os casos, é importante manter a consistência e apostar no reforço positivo. A seguir, confira o passo a passo.

Passo 1: comece o treinamento desde o primeiro dia

Nos primeiros dias do cachorro em nossa casa, é normal que sejamos muito tolerantes. Afinal, sabemos que a adaptação a novas situações exige um tempo. 

Além disso, muitas vezes suspeitamos que o pet tenha passado por maus-tratos antes de chegar ali. Logo, é melhor esperar alguns dias até que ele esteja mais à vontade para, aí sim, dar início ao treinamento, certo? Errado! Para o cachorro, é muito ruim quando as regras mudam de uma hora para outra. 

Imagine o seguinte: depois de passar um tempo no abrigo, ele chega em sua casa, onde é recebido com muito carinho e pode fazer o quiser. Desde dormir na sua cama até fazer xixi no seu carpete limpinho sem grandes consequências. 

De repente, tudo o que era aceitável se torna proibido e ele começa a levar broncas. Não bastasse isso, a relação com a família vai se desgastando.

Dá para perceber como isso representa uma nova mudança e algo negativo para o pet, não é mesmo? Portanto, estabeleça as regras da casa e procure segui-las desde o início. 

Caso tenha dúvidas, vale a pena agendar uma consulta com adestrador ou médico-veterinário comportamentalista para mais orientações desde o início do convívio. Assim, você saberá como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo!

Passo 2: escolha um local apropriado

Por mais que a ideia seja levar o pet para fazer xixi fora, é interessante ensinar o cachorro a fazer as necessidades no quintal ou tapete higiênico. Isso ajuda a evitar transtornos na sua ausência, em dias de chuva, entre outras situações (como uma pandemia!).

É importante que o tapete higiênico seja colocado longe do comedouro e do bebedouro, em local ao mesmo tempo acessível para o cachorro, mas relativamente reservado. 

Afinal, ninguém gosta de usar o banheiro com um monte de gente passando por ali. Para os cachorros, é fundamental que se sintam seguros nesse momento no qual estão, digamos, mais vulneráveis…

Além disso, de acordo com a Dra. Larissa Seibt, médica-veterinária, o uso de jornais pode trazer prejuízos para a saúde do cachorro. “Esses malefícios incluem desde alergias mais simples, por exposição, até distúrbios gastrointestinais, pois o cachorro pode ingerir a tinta ao lamber as patas”. 

A baixa absorção do material também faz com que o pet fique com as patinhas sempre molhadas. Além de aumentar o risco de infecções, isso contribui para que o peludo fique incomodado. 

Por sua vez, isso pode acabar atrasando o aprendizado. Já os tapetes higiênicos, além de mais seguros, ainda possuem atrativos que estimulam e ajudam a como ensinar o cachorro a fazer necessidades no local certo.

Passo 3: estabeleça uma rotina para o pet

Como veremos mais pra frente, um dos segredos para entender como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo é levá-lo ao local escolhido. Isso sempre que ele quiser se aliviar. Mas como prever quando isso vai acontecer? A dica é criar uma rotina para seu novo amigo.

Felizmente, cães costumam fazer suas necessidades em momentos bastante previsíveis: ao acordar, depois de beber água, após as refeições e brincadeiras muito intensas. 

Para facilitar a sua vida, determine um horário para cada uma dessas atividades. O legal é que isso também é muito bom para o cachorro, já que a previsibilidade ajuda a evitar a ansiedade.

Passo 4: leve o cachorro ao local apropriado

Além de fazer suas necessidades em momentos previsíveis, os cães também dão outros sinais de que querem se aliviar. É o caso de farejar o chão ou dar voltinhas ao redor de um mesmo local. Ao perceber que o pet está fazendo isso, seja rápido, diga “não” para distrair o cachorro e leve-o imediatamente ao lugar certo. 

Vigiar para que o pet faça xixi no lugar errado o mínimo possível é fundamental para garantir um treinamento mais rápido e eficaz. Isso ocorre pois o próprio ato de se aliviar já é uma recompensa para o cão. Ou seja, quanto mais vezes ele fizer suas necessidades em local inapropriado, maior é a chance de ele continuar.

Passo 5: recompense o cão pelo acerto

Depois de levar o pet ao quintal ou tapete higiênico, aguarde até que ele faça xixi ou cocô. Em seguida, recompense-o imediatamente pelo “grande feito”. Para isso, usar petiscos é sempre uma boa ideia, mas você também pode recompensá-lo com elogios e carinho. 

O objetivo é que o pet pense: “Além da sensação gostosa de me aliviar quando estou apertado, ao fazer isto eu ainda sou recompensado. Vou vir aqui mais vezes para fazer xixi”. 

Com o tempo, você verá como o pet passará a procurar o tapete higiênico ou quintal por conta própria, sem a necessidade de recompensa.

O que fazer para evitar xixi no lugar errado quando não estou em casa?

Durante o treinamento, é muito importante se empenhar para que o pet não faça xixi no lugar errado. Lembre-se de que a própria sensação de se aliviar já é uma bela recompensa. Mas como fazer isso quando é preciso sair de casa?

Até que o pet aprenda onde deve fazer suas necessidades, a dica é deixá-lo no próprio cômodo em que foi colocado o tapete higiênico. A princípio, pode ser necessário forrar o chão todo com o tapete, garantindo que não haverá erro. 

Com o tempo, vá diminuindo a área coberta com o tapete até ficar um só. Nesse momento, você também poderá liberar os outros cômodos da casa.

Se mesmo seguindo essas dicas seu amigo está com dificuldade para entender onde deve fazer suas necessidades, não deixe de levá-lo ao veterinário para uma avaliação. Pode ser que ele esteja com algum problema de saúde, como incontinência urinária. 

Descartadas as causas patológicas, vale procurar um adestrador ou médico-veterinário comportamentalista, de preferência após uma consulta no próprio ambiente em que o pet vive. 

Esses profissionais especialistas em comportamento canino serão capazes de identificar o que está acontecendo a fim de reverter o quadro. Assim, você saberá se é possível entender como ensinar um cachorro adulto a fazer necessidades no lugar certo.

 

Fonte: Petz