fbpx

Como prevenir tumores de mama em gatas e cadelas

O Outubro Rosa é uma campanha que acontece todo ano no mês de outubro conscientizando a população sobre o câncer de mama. Sabemos que o Outubro Rosa também se aplica na medicina veterinária, pois assim como os humanos, as cadelas e as gatas podem sofrer com tumores de mama. Por mais que a doença às vezes se desenvolva sem aviso prévio, há algumas medidas que os pais de pet podem ter para prevenir a doença ou, pelo menos, perceber seus sinais precocemente.

O que é tumor de mama em cadelas e gatas?

Os tumores de mama ou neoplasias mamárias são caracterizados por um crescimento anormal das células que ficam na região, formando nódulos firmes que podem ser tocados. As cadelas são mais acometidas por esse tipo de neoplasia do que as gatas, mas quando ocorre nos felinos domésticos, uma média de 85% dos casos são identificados como tumores malignos (câncer). 

Prevenção 

Alguns dos tumores de mama são hormônio dependentes, isso quer dizer que vão se desenvolver principalmente por influência de hormônios reprodutivos, como a progesterona. Alguns estudos já mostraram que cadelas castradas antes do primeiro cio têm menos chance de desenvolver tumores de mama e as probabilidades aumentam conforme o tempo passa (por estarem sendo mais expostas aos hormônios). Quanto maior o número de cios que a cadela tiver, maior o risco de desenvolver a doença.

 Em relação as gatas, algumas pesquisas mostraram que a castração pediátrica (quando é realizada antes dos seis meses de idade) reduz em 91% as chances de desenvolver os tumores de mama. Outro ponto que influencia no desenvolvimento de tumores de mama em cadelas e gatas é a administração de anticoncepcionais para evitar o cio, sendo desaconselhável usar esse método contraceptivo em qualquer etapa da vida. 

Os exames de check-up realizados por um médico veterinário também são de extrema importância para identificar qualquer problema de forma precoce. A palpação das mamas pode, ainda, ser realizada periodicamente pelo pai ou mãe da pet e, se notarem qualquer alteração, é preciso consultar um profissional o mais rápido possível.

Font: Petlove