fbpx
  • Home
  • Blog Dynamic
  • Gatos sentem saudades do dono? Entenda o comportamento dos felinos

Gatos sentem saudades do dono? Entenda o comportamento dos felinos

Será que gatos sentem saudades do dono? Essa é uma pergunta que intriga muitos gateiros. Afinal, os bichanos possuem um estilo muito peculiar de demonstrar suas emoções. Com sua elegância e certa indiferença, pode ser difícil entender  os sentimentos dos gatos. 

Autônomo e amoroso

O que muitos não sabem é que ser um pet independente pode, sim, significar que gatos sentem saudades. Isso é uma informação que os próprios cientistas afirmam! Na verdade, sob certo olhar, essa é uma verdadeira prova de amor dos bichanos. 

Sua relação não se dá por interesse, já que eles sabem que podem viver muito bem sem seus tutores. Em outras palavras, o bichano demonstra carinho por puro carinho, e não para ganhar um pote de ração. 

A empatia felina: outro caso da ciência

A personalidade dos gatos é tão complexa que intriga diversos cientistas. Outro estudo, realizado pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, demonstrou uma face bem diferente dos felinos. 

Nesse teste, os pesquisadores analisaram as reações do bichano quando via seu tutor feliz, triste ou com raiva. Depois, um experimento semelhante foi feito com desconhecidos. Os cientistas descobriram que os bichanos reagem de forma muito mais intensa quando estão interagindo com seus tutores. 

Assim, concluiu-se que os bigodudos sabem interpretar as emoções dos tutores e agir de forma diferente de acordo com cada situação. Essa é uma pesquisa inédita, que demonstrou que os gatos gostam do dono são capazes de entender diferentes emoções do tutor e demonstrar até mesmo empatia! 

Sinais de que seu gato ama você

Não são necessárias pesquisas tão complexas para saber se os gatos sentem saudades dos donos. Se você tem um bichano em casa, basta observar os sinais de amor e carinho. Os bigodudos são discretos, mas com seu jeitinho especial, demonstram seu afeto pelo tutor. Fique atento às situações abaixo: 

  • Quando o gato dorme com você;
  • Quando ele lambe você;
  • Se quando você chega, o bichano solta vários miados curtos e rápidos;
  • Se o peludo olha para você e pisca demoradamente;
  • Gato ronronando quando você chega; 
  • Se o gato deita e mostra sua fofa barriguinha, pedindo um afago, 
  • Se o peludo se esfrega em suas pernas quando você chega. 

Todos os comportamentos acima são sinais de que os gatos sentem saudades do dono. Eles estão relacionados a comportamentos ancestrais dos bichanos, como seu senso de sobrevivência e marcação de território. É como se seu bichano dissesse: esse é meu humano e eu confio nele! Por isso, aproveite o carinho do seu peludo e retribua. 

fonte: petz