fbpx
  • Home
  • Blog Dynamic
  • Sugestões para o hora do banho não ser estressante para seu cão

Sugestões para o hora do banho não ser estressante para seu cão

Para nós, o banho é um momento agradável, tranquilizante e ótimo para renovar as energias depois de um belo dia cansativo. Em contrapartida, uma simples ducha pode ser um pesadelo para muitos cachorros que, desde filhotes, não curtem a ideia de ter contato com água.

Uma coisa é certa: querendo ou não, o seu cão precisa tomar banho de acordo com a sua necessidade. Porém, não é uma boa ideia simplesmente colocá-lo embaixo de um chuveiro ou dentro de uma banheira, contra a vontade dele. É necessário utilizar algumas estratégias desde a infância do cão para que a hora do banho não seja um momento estressante.

Pratique atividades antes do banho

Uma boa forma de deixar o cachorro tranquilo é usar boa parte da sua energia com passeios, caminhadas ou corridas momentos antes do banho. Um cão que teve seus instintos saciados certamente estará mais calmo e tem menos chances de se estressar.

Recompensas durante o banho

Recompensar o cão durante o banho é uma boa maneira de fazer com que a experiência seja positiva para ele. Sempre que o filhote fizer algo conveniente, como ficar parado durante a lavagem, o recompense com um petisco ou algo que ele adora.

Temperatura de acordo com o ambiente

A temperatura é um fator fundamental para que o pet não se estresse durante o banho. Em dias de verão, a água deve estar morna ou levemente fria, mas nunca muito gelada. Já em dias mais frios, ela deve estar entre morna e quente. Vale destacar que a água em temperaturas extrema pode deixar o pet doente e ainda causar incômodos a ele, afinal, quem aí gostaria de tomar um banho super gelado durante o inverno ou um banho bastante quente em um dia de calor? Meça a temperatura levando em conta sua pele das mãos. 

Shampoo correto

Infelizmente, muita gente opta por dar banhos utilizando shampoo para humanos, o que – de fato – é um erro gravíssimo, já que os produtos feitos para nós possuem um nível de Ph diferente e podem causar problemas de saúde neles. Além da possibilidade de doenças de pele, o cheiro pode ser muito forte e prejudicial para os cães.

Brincadeiras pós-banho

Se a ideia é fazer com que o cachorro associe positivamente a hora do banho, então nada melhor que usar e abusar das brincadeiras, não é mesmo? Depois de um belíssimo banho, seque-o corretamente e inicie uma sessão de jogos ou brincadeiras com ele, claro, longe de locais onde ele possa se sujar.

Educação precoce

Por último, lembre-se: a educação vem de casa! Além de ser importantíssimo seguir todos esses direcionamentos para garantir que o banho em casa não seja estressante para o cãozinho, as dicas também são válidas para evitar problemas comportamentais caso ele seja futuramente levado para tomar banho em um pet shop. Afinal, se o pai humano já não tem sucesso em casa, certamente um desconhecido também passará por maus bocados. Além do mais, a ideia de estar nas mãos de uma pessoa estranha pode ser traumatizante para ele. Portanto, evite levar o seu cão até um pet shop se você já passa por dificuldades para banhá-lo em sua casa. Se perceber que não consegue resolver a questão sozinho de forma adequada, consulte um profissional de comportamento canino.

Fonte: Petlove