fbpx
  • Home
  • Blog Dynamic
  • Você pode – e deve – ensinar novos truque para um cão idoso

Você pode – e deve – ensinar novos truque para um cão idoso

Por mais que já estejam com idade avançada, tenham muitos hábitos e manias e não possuem o mesmo nível de energia comparado à infância, os cães idosos devem aprender novos truques e, se for dada a oportunidade, eles podem surpreender com uma aceitação por estar aprendendo novos comandos.

É preciso ter em mente que, independentemente do tempo de vida, os cães gostam de aprender coisas novas e, por isso, o aprendizado deve durar a vida toda. Se as atividades físicas são essenciais em todas as fases da vida, por que não aproveitar para fazer o peludo a gastar energia aprendendo novos ensinamentos?


Comece com exercícios já conhecidos

Também não pense que um cachorro com idade avançada pode começar com truques avançados logo de cara. É preciso ter calma. Inicie com exercícios que ele já sabe, mas não pratica há muito tempo, como sentar, dar a pata, entre outras habilidades de obediência que a maioria dos cães aprendeu em algum momento da vida.

Após relembrar esses comandos, é hora de começar a ensinar novos truques que deseja que o peludo aprenda.

Estabeleça uma rotina

Algumas pequenas sessões de treinamento por apenas alguns minutos, umas vezes ao dia, serão mais eficientes do que uma sessão de treinamento muito longa, que pode causar tédio no cachorro e, consequentemente, provocar desinteresse.

A ideia é manter os treinamentos divertidos e prazerosos, além de seguir um ritmo lento para que o peludo consiga acompanhar. Caso o pet pareça um pouco confuso ou não esteja aprendendo o truque novamente, pode ser que as atividades estão se movendo rápido demais. Se atente ao ritmo, mantenha um ar otimista, volte ao estágio do truque em que o cão teve sucesso e trabalhe mais neste nível para elevar a confiança dele.

Não se esqueça das recompensas

Um cãozinho idoso, assim como os de todas as idades, precisa ser recompensado após as atividades. Ganhar os pets pelo estômago é uma ótima forma de estimulá-los ao aprendizado. Por isso, tenha recompensas prontas. Use algo que ele adora, como uma fruta ou um petisco, e abuse disso como uma forma de incentivo. Carinhos também são sempre bem-vindos!

Idosos precisam de atividades física

Como as pessoas, à medida que os pets envelhecem, eles se tornam um pouco menos ativos fisicamente. Por isso, os pais devem incentivá-los a praticar algum tipo de atividade física. Ensinar novos truques a um cão velho é uma ótima maneira de fornecer enriquecimento, exercício e atividade no dia a dia dele, sem causar muito impacto ou estresse corporal.

Vale destacar que se o seu peludo tiver algum tipo de condição médica, é preciso consultar um médico veterinário de confiança para discutir se há algum tipo de limitação nos truques que você deve ensinar.

Fonte: Petlove