fbpx

Dicas para acostumar seu cachorro a ter os dentes escovados

Escovar os dentes de um cão nem sempre é uma tarefa tão fácil. Alguns odeiam que alguém ouse tocar em seu focinho, já outros adoram a sensação, os sabores das pastas de dentes para cães – carne de vaca, aves, frutos do mar etc – e, acima de tudo, de serem bem cuidados pelos pais. Afinal, quanto mais você passa concentrado em seu animal de estimação, mais feliz ele tende a ser.

É normal que alguns cachorros não curtam a ideia de ter uma mão perto do rosto. Por isso, é necessário que haja algumas maneiras de acostumar esses “intolerantes” a escovar os dentes diariamente. Lembrando que, de acordo com especialistas, é indicado ir devagar e ter bastante paciência para ensinar um cão a aceitar a escovação diária. Eles se envolvem em muitos comportamentos por medo, então caso seja feito algo que seja “assustador”, eles só vão dificultar as coisas em uma próxima vez.

Sendo assim, separamos algumas formas de fazer com que seu filho de quatro patas acostume-se com a ideia de ter seus dentes escovados todos os dias, para assim evitar alguns problemas de saúde, como o “tártaro” (placa bacteriana), algo recorrente em muitos cães que não têm uma boa higiene bucal.

Não comece por escovar

Inicie de maneira simples, levando o peludo à área da casa onde acontecerá a escovação diária. Logo depois, de forma delicada, esfregue o focinho dele, levante o lábio e olhe para os dentes. Depois o elogie imediatamente e ofereça uma recompensa na forma de um mimo ou brinquedo.

Acostume-o

Continue a praticar o primeiro passo, mas agora segure a escova de dentes perto do focinho. Isso permitirá ao cão ver a escova chegando perto, mas também entenderá que ela não lhe fará algum mal. Também é interessante colocar um pouco de pasta numa guloseima que ele goste, e depois coloque-a na escova para que o cãozinho possa se habituar com as cerdas dentro da boca. Ah, e não se esqueça dos elogios e mimos.

Inicie a escovação

Por fim, comece a colocar a escova entre a bochecha e os dentes do cão e mova-a para frente e para trás, ou com um movimento circular de trás para frente. Não se preocupe se está escovando corretamente, pois você e seu peludo ainda estão em fase de treinamento. Se tudo ocorrer bem, tente a mesma coisa do outro lado da boca do seu cachorro, incluindo a parte dos elogios e recompensas.

Vale lembrar que nunca deve-se usar pastas de dentes humana, bicarbonato de sódio ou peróxido de hidrogênio, pois todos eles não são seguros para os cães engolirem, e podem causar algum tipo de complicação.

Font: Petlove