fbpx

Dicas para adestrar seu cão para fazer xixi no lugar certo

Seu cão não faz xixi no lugar certo de jeito nenhum? Existem diversos motivos para isso acontecer. Errar o “banheiro” pode ser sinal de problemas de saúde, mas também pode ser causado pela falta de adestramento.

Em geral, seu amigão erra o alvo porque ainda não entendeu qual é o local correto para fazer as suas necessidades. Xixi no lugar errado também é sinal de que ele quer chamar a sua atenção, ou ainda, demarcar seu território.

Para ensinar seu cãozinho onde fazer suas necessidades, existem algumas boas dicas! Se você não quer mais encontrar aquela marca de xixi no sofá da sala, vale a pena conferir!

DICAS PARA ADESTRAR SEU CÃO PARA FAZER XIXI NO LUGAR CERTO

Adestrar o seu cão para fazer xixi no lugar correto pode dar um pouco de trabalho no começo. Mas em pouco tempo seu amigão irá entender onde fica o banheiro e não irá mais errar o alvo. Fique tranquilo!

  1. DEFINA UM LUGAR

Não coloque o jornal ou o tapete higiênico para cães próximo ao comedouro, bebedouro ou a caminha. O ideal é deixar o banheiro do seu cão longe dos espaços onde ele brinca, dorme ou se alimenta.

Embora pareça uma dica óbvia, muitos donos acabam colocando o jornal ou o tapete higiênico próximo aos locais onde o seu amigão dorme ou se alimenta, por conta da falta de espaço. Se esse é o seu caso, uma dica é manter tudo no mesmo cômodo, porém em locais bastante opostos e o mais distante possível.

  1. RESTRINJA O ESPAÇO

Se o seu cão ainda é filhote, você já pode começar a fazer o adestramento para fazer xixi no lugar certo. Com 45 dias, os cãezinhos já são capazes de entender os comandos do dono. Uma boa dica para quem precisa ensinar o cãozinho a fazer xixi no local exato é restringir o seu espaço. Coloque o seu cãozinho em um cômodo delimitado e no mesmo espaço deixe o local que será o seu banheiro. Só deixe o cão conhecer mais lugares da casa, na medida em que ele acerta (e se acostuma com) o local de fazer xixi.

  1. INCENTIVE O BOM COMPORTAMENTO

A maioria dos donos dá bronca quando seu cão faz xixi fora do lugar. No entanto, poucos elogiam ou incentivam o seu amigão a acertar o alvo. Esfregar o focinho, bater ou mesmo gritar com o seu cão não adianta e pode deixar seu amigão até traumatizado! Seu cão fez xixi no lugar errado? Então limpe bem o espaço e mostre a ele o local certo. Incentivar o comportamento correto, fazendo carinhos e festa é a melhor maneira de encorajar seu cão a fazer xixi no lugar certo. Os cães são espertos e gostam de chamar a atenção dos donos. Por isso, quando você incentiva um comportamento, a tendência é que o cão o repita só para ganhar um carinho a mais!

  1. USE PRODUTOS QUE PODEM TE AJUDAR

Existem no mercado alguns produtos que podem ajudar você a adestrar seu cão para fazer xixi no lugar certo. É o caso do Pipi Pode e Pipi Não Pode e Xixi Stop. Esses produtos auxiliam na educação sanitária tanto dos machos quanto das fêmeas e podem ser utilizados para filhotes e adultos.

O uso do produto é muito simples. No caso do Pipi Pode, basta aplicar algumas gotas no jornal ou no tapete higiênico do seu cão. O próprio aroma do produto incentiva seu amigão a reconhecer o seu banheiro. Já o Pipi Não Pode ou o spray Xixi Stop devem ser aplicados naqueles locais onde o seu cão não deve fazer as suas necessidades, tais como sofá, canto das paredes, portas, entre outros. Sempre que o seu cãozinho usar esses locais inadequados como banheiro, é só colocar um pouco do produto. O seu cheiro repele o animal, condicionando-o a fazer suas necessidades no local exato.

Para que o produto seja eficiente, nunca deixe de incentivar o bom comportamento. O segredo do xixi no lugar certo é muita paciência, amor e carinho!

Fonte: AZPetshop

 

Tags: comportamentopet