fbpx

Afinal, por que os cachorros abanam o rabo?

Embora o significado exato de cada movimento de rabo ainda seja um enigma para a ciência, estudiosos concordam que o rabo de cachorro é um elemento muito importante para a comunicação corporal dos cães.

Em conjunto com outras formas de expressão, como posição do corpo, das orelhas e mesmo latidos, o rabo também serve para ajudar o cachorro a transmitir o que está sentindo. Exatamente como os elementos citados nas perguntas acima!

Abanar de rabo: ele não é sempre um sinal de alegria

Imagine alguém que leva uma das mãos à boca. Acompanhado de olhos bem abertos e sobrancelhas levantadas, o gesto pode indicar surpresa. Por outro lado, dependendo das expressões faciais, ele também pode significar tristeza ou mesmo um simples bocejo.

Isso acontece porque nós não usamos um único elemento para nos comunicar. Na verdade, vários sinais ajudam o interlocutor a decifrar o que se passa conosco. E com os cães é a mesma coisa!

É importante analisar o conjunto de ações

Ainda que vários estudos procurem codificar o abanar de rabo de cachorro, a tarefa é mais complicada do que parece. Afinal, para desvendar o seu amigo, é preciso analisar todo um conjunto de sinais emitidos por ele, com destaque para o restante da postura corporal.

Seja como for, é fato que o abanar do rabo está longe de ser somente um sinal de alegria. Para muitos estudiosos, o que os tutores costumam interpretar como felicidade ao ver alguém é, na verdade, um indício de muita ansiedade.

Por isso, se o pet balança o rabo freneticamente quando você chega em casa, vale a pena investir em enriquecimento ambiental, para distrair o pet na sua ausência.

Rabo de cachorro: o significado de cada movimento

Como visto, para boa parte dos estudiosos, é impossível estabelecer uma linguagem canina para determinar significados fixos para o movimento do rabo de cachorro. Sendo assim, não espere encontrar uma lista, semelhante a um dicionário! Até porque o formato e a posição do rabo não é a mesma em todos os cães.

No entanto, reunimos abaixo algumas descobertas do que o rabo de cachorro pode significar, de acordo com pesquisas confiáveis.

Quanto à direção:

  • Esquerda: indica sentimentos negativos, como agressividade, medo e ansiedade.
  • Direita: são referentes a sensações mais positivas, como alegria e curiosidade.

Tais significados foram estabelecidos com base em uma pesquisa realizada em 2007. De acordo com os pesquisadores, a explicação para isso é que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa, sendo que o hemisfério esquerdo estaria associado a formas de contato mais positivas.

Nesse sentido, uma pesquisa realizada em 2013 também mostrou que o balançar de rabo para a direita é capaz de deixar outros cachorros mais relaxados.

Quanto à posição:

  • Rabo erguido: está associado a sentimentos de euforia e de alegria.
  • Rabo baixo: quando o cachorro está com a cauda para baixo, indica medo e desconfiança, principalmente quando está entre as patas.
  • Rabo rígido, na altura do corpo: pode ser sinal de agressividade.

É muito importante destacar que tais posições devem ser analisadas em conjunto com outros sinais dados pelo cachorro, como posição das patas, rosnados e até ritmo da respiração. Também vale lembrar que tamanho e posição do rabo devem ser levados em conta na hora de tentar interpretar.

O movimento do rabo também pode revelar algumas coisas

O ritmo do movimento do rabo também é capaz de dar pistas do sentimento do cachorro. Em geral, movimentos relaxados indicam tranquilidade. Já quando o cachorro fica abanando o rabinho rápido, pode ser sinal tanto de alegria, de medo ou de ansiedade.

 

Fonte: Petz