fbpx

Porque cachorro come grama?

Todo tutor conhece o sabor predileto de seu filho de quatro patas: alguns gostam de ração sabor frango, outros preferem a de carne, e há até aqueles que adoram a de cordeiro. Na verdade, na maior parte das vezes, cachorros adoram qualquer tipo carne. Por isso, pode ser estranho ver que seu cachorro come grama.

Tanto é, que o comportamento é motivo de preocupação para boa parte dos tutores. Mas será que quando o cachorro come grama é um sinal de alerta? Chamamos uma especialista para tirar todas as dúvidas e explicar de uma vez por todas o porquê cachorro come folha seca, flores e folhagens!

Cachorro comendo grama: o que pode ser?

Observar um cachorro comendo grama pode deixar muitos tutores intrigados. Por que o cachorro come grama? O pet está com fome? Doente? É sinal de vermes? Ou será que ele está simplesmente entediado?

Na verdade, não há uma resposta única para esta pergunta. Alguns estudos demonstram que o hábito de comer grama é muito comum nos cachorros.

Inclusive, lobos e cães selvagens o fazem com frequência. Logo, o hábito não é, exatamente, um sinal de alerta. Entre os motivos mais comuns para cachorros comerem grama, estudiosos destacam:

  • Melhora na digestão;
  • Ingestão de fibras,
  • Apreciação do sabor de espécies de plantas.

Entretanto, comer grama também pode ser sintoma de algumas doenças. Por isso, se o pet começou a fazer isso de uma hora para outra, mesmo que sempre tenha tido acesso ao jardim, ou ainda, se ele apresenta outros sintomas, é bom ficar de olho!

Sinais de alerta: quando se preocupar?

Notar que o cachorro come grama, por si só, não é preocupante. Porém, se perceber outros sintomas, é sinal que seu amigo pode estar doente. Portanto, fique atento se o hábito de comer grama vem acompanhado de:

  • Vômitos;
  • Apatia;
  • Perda de apetite;
  • Intestino desregulado,
  • Diarréia.

Além disso, a médica veterinária, Dra. Thaís Batista, diz que o principal ponto de atenção é a frequência com que o pet ingere grama. “Se notar que o cachorro está comendo grama de forma constante, pode ser um problema de saúde”, completa a especialista.

Mas atenção, assim como os motivos podem variar, os sintomas também pode ter outras causas, como o que há de errado com o cachorro vomitando.

Problemas de saúde que levam o cachorro a comer grama

Apesar de comer grama, raramente, significar uma doença no cachorro, algumas condições de saúde podem levar a este hábito no pet. “Ele pode estar relacionado a várias alterações gastrointestinais”, explica a Dra. Thais.

Entre os problemas mais comuns que geram a vontade de comer grama, a especialista ressalta:

  • Má nutrição;
  • Desidratação;
  • Verminoses;
  • Corpos estranhos;
  • Cólicas,
  • Desconforto abdominal.

Por isso, se perceber que seu amigo, além de comer grama com grande frequência, apresenta outros sintomas, procure um veterinário. Ele saberá realizar o diagnóstico preciso para receitar o melhor tratamento, de acordo com a origem do problema.

Como fazer o cachorro parar de comer grama

Se você quer ajudar seu amiguinho a parar de comer grama — ou simplesmente quer evitar que ele estrague o jardim — é possível tomar algumas medidas fáceis e eficazes. Para isso, basta seguir alguns passos básicos:

A vacinação e a vermifugação regulares são importantes para garantir que o cachorro fique longe de parasitas e vermes.;

Uma alimentação equilibrada fornece todos os componentes necessários para uma nutrição adequada, evitando que o cachorro busque fibras na grama. Escolha sempre rações de qualidade e, de preferência, de categoria premium ou super premium;

Cachorros têm muita energia e precisam de exercícios regulares. A falta de brincadeiras pode entediar o cachorro, contribuindo para certos comportamentos, incluindo comer grama,

Consultas regulares ao veterinário permitem que o pet tenha sua saúde acompanhada de perto, o que possibilita identificar quaisquer alterações logo no início.

Fonte: Petz

Tags: saudepet, petsaudavel, comportamentopet, saudeanimal