Dicas contra o mau hálito nos cães


Os cães não sejam tão suscetíveis às cáries, contudo, eles são sérios candidatos à doença periodontal, que é uma inflamação na gengiva geralmente causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Esse problema leva ao mau hálito. Por isso, é importante cuidar da saúde bocal do seu pet, para evitar o terrível bafinho ou doenças mais sérias.

Como fazer a limpeza dos dentes do meu cãozito?

É como fazer a higiene da própria boca: o importante é limpar todos os dentes.

A melhor opção é sempre aquela a que você e seu cão se adaptam melhor. Se preferir a escova de dentes humana, escolha uma de cerdas macias e do tamanho adequado para o seu animal.

Em raças menores, uma boa pedida são as escovas de bebês.

Devo usar pasta dental?

NUNCA use pasta dental humana! O produto contém substâncias que não podem ser ingeridas pelos cães (o flúor, por exemplo), e, como eles não cospem, vão acabar comendo o produto. Isso pode causar gastrite, dores abdominais, vômitos e até diarreia.

Opte sempre por uma pasta veterinária. Elas existem em diversos sabores (até de carne!), e costumam ser bastante atrativas para os cães.

Saiba que o mais importante não é o creme dental e sim a escovação em si, portanto vale escovar sem pasta, mas não vale deixar de escovar!

Resultado de imagem para ração

Alimentação é tudo!

A maneira como você alimenta o seu pequeno amigo de quatro patas costuma ser determinante para que ele tenha um bom ou um mau hálito. É por isso que se o companheiro de quatro patas não comer bem, terá um aroma desagradável na boca, enquanto se você o alimentar de maneira adequada, será justamente o contrário.

Por exemplo, se o seu cão comer muitas carnes, o mais normal é que seu hálito cheire terrivelmente ruim. Isto se deve ao fato de que certos alimentos costumam deixar resíduos em seus dentes, que serão, posteriormente, atacados por bactérias.

O mais recomendável é lhe oferecer uma dieta a base de alimentos secos como as rações de boa qualidade, ao invés das clássicas rações enlatadas.  Assim seu cão estará bem alimentado e seu hálito não terá um cheiro ruim.

Os brinquedos vão além da diversão!

Estes objetos não somente serão de muita ajuda para divertir seu cão e combater o estresse, mas também permitirá ao seu bichinho ter um bom aroma em seu focinho.

Para a surpresa de muitos, os brinquedos para cães também funcionam como uma espécie de escova dental que remove as placas e elimina os restos de comida que ficam entre os dentes.

Embora isso seja algo que recomendamos para que seu cão não tenha mau hálito, é importante que ele comece a usá-los desde filhote.  Desta maneira ele contará com uma agradável higiene bucal e também se evitará que ele desenvolva a mania de morder coisas.

Fonte: Meus animais; DogHero

Tags: mauhalitopet, saudepet, higienepet, maissaude