Cachorro pode comer uva?

É bem provável que você já tenha visto em algum lugar que os cachorros não podem comer uva. Não se sabe ao certo qual parte da uva (se é a fruta em si, sua semente ou mesmo sua folha) causa intoxicação nos pets, por isso, o ideal é mantê-los sempre bem longe deste alimento.

Continue Lendo

Dicas contra o mau hálito nos cães


Os cães não sejam tão suscetíveis às cáries, contudo, eles são sérios candidatos à doença periodontal, que é uma inflamação na gengiva geralmente causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Esse problema leva ao mau hálito. Por isso, é importante cuidar da saúde bocal do seu pet, para evitar o terrível bafinho ou doenças mais sérias.

Como fazer a limpeza dos dentes do meu cãozito?

É como fazer a higiene da própria boca: o importante é limpar todos os dentes.

A melhor opção é sempre aquela a que você e seu cão se adaptam melhor. Se preferir a escova de dentes humana, escolha uma de cerdas macias e do tamanho adequado para o seu animal.

Em raças menores, uma boa pedida são as escovas de bebês.

Continue Lendo

O que é dermatite?

O que é dermatite?

É bastante comum que nossos pets sejam diagnosticado com dermatite, mas afinal, o que é essa doença? As dermatites nada mais são do que uma inflamação da derme que pode acontecer por diversos motivos, apresentar diferentes formas e ser de vários tipos. As dermatites podem acometer qualquer ser vivo que possua pele, ou seja, nem mesmo nós, humanos, estamos livres deste problema. Da porção externa para a interna de nosso corpo, a derme é a segunda camada que constitui nossa pele, portanto, feridas bastante superficiais acontecem na epiderme (primeira camada) e não devem ser chamadas de dermatites.

Continue Lendo

Como dar vermífugo pro meu pet?

Muita gente sabe que é fundamental vermifugar cachorros e gatos, mas a maioria das pessoas não tem nem ideia de como isso deve ser feito. Os vermes intestinais podem ser um verdadeiro problema para nossos pets, podendo causar desnutrição, anemia, deficiências de vitaminas e minerais, apatia, vômito, diarreia e em casos extremos, obstrução do intestino e até óbito.

 

Como vermifugar um pet?

Você sempre deve se atentar à dose do vermífugo escolhido. Eles normalmente são de acordo com o peso do animal, sendo necessário saber na ocasião exatamente quanto seu cachorro ou gato está pensando. Mesmo os vermífugos que dizem na bula que são de “dose única” precisam de outras duas administrações. O intervalo entre elas deve ser feito 15 e 21 dias após a primeira dose.

Continue Lendo

Perigo do bisfenol A

O Bisfenol-A (BPA) é um composto utilizado para a fabricação de policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente utilizado em vários tipos de utensílios. Ele normalmente é encontrado em potes de plástico, embalagens plásticas para alimentos, garrafas de água reutilizáveis, além de revestimento interno nos enlatados. Embora este tipo de produto pareça inofensivo, o BPA é nocivo à saúde.

Esse composto compostos químico interfere no funcionamento dos hormônios humanos e de animais, prejudicando funções importantes para o organismo, como metabolismo energético, imunidade, desenvolvimento neurológico e sexual.

Continue Lendo