Cachorro pode comer uva?

É bem provável que você já tenha visto em algum lugar que os cachorros não podem comer uva. Não se sabe ao certo qual parte da uva (se é a fruta em si, sua semente ou mesmo sua folha) causa intoxicação nos pets, por isso, o ideal é mantê-los sempre bem longe deste alimento.

Continue lendo

Dicas contra o mau hálito nos cães


Os cães não sejam tão suscetíveis às cáries, contudo, eles são sérios candidatos à doença periodontal, que é uma inflamação na gengiva geralmente causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes. Esse problema leva ao mau hálito. Por isso, é importante cuidar da saúde bocal do seu pet, para evitar o terrível bafinho ou doenças mais sérias.

Como fazer a limpeza dos dentes do meu cãozito?

É como fazer a higiene da própria boca: o importante é limpar todos os dentes.

A melhor opção é sempre aquela a que você e seu cão se adaptam melhor. Se preferir a escova de dentes humana, escolha uma de cerdas macias e do tamanho adequado para o seu animal.

Em raças menores, uma boa pedida são as escovas de bebês.

Continue lendo

O que é dermatite?

O que é dermatite?

É bastante comum que nossos pets sejam diagnosticado com dermatite, mas afinal, o que é essa doença? As dermatites nada mais são do que uma inflamação da derme que pode acontecer por diversos motivos, apresentar diferentes formas e ser de vários tipos. As dermatites podem acometer qualquer ser vivo que possua pele, ou seja, nem mesmo nós, humanos, estamos livres deste problema. Da porção externa para a interna de nosso corpo, a derme é a segunda camada que constitui nossa pele, portanto, feridas bastante superficiais acontecem na epiderme (primeira camada) e não devem ser chamadas de dermatites.

Continue lendo

Perigo do bisfenol A

O Bisfenol-A (BPA) é um composto utilizado para a fabricação de policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente utilizado em vários tipos de utensílios. Ele normalmente é encontrado em potes de plástico, embalagens plásticas para alimentos, garrafas de água reutilizáveis, além de revestimento interno nos enlatados. Embora este tipo de produto pareça inofensivo, o BPA é nocivo à saúde.

Esse composto compostos químico interfere no funcionamento dos hormônios humanos e de animais, prejudicando funções importantes para o organismo, como metabolismo energético, imunidade, desenvolvimento neurológico e sexual.

Continue lendo

Plástico no mar x Saúde ambiental e dos animais

O lixo urbano cresce desenfreadamente, superando 3,5 milhões de toneladas por dia em 2010 e 6 milhões em 2025. A estimativa é superar a marca dos 8 milhões de toneladas de lixo por dia em 2050, um crescimento absurdo, de mais de 100%, quando a população deve crescer “apenas” 40% no mesmo período (de 7 bilhões em 2012 para 9,8 bilhões em 2050, segundo a última Revisão da Population Prospects, da ONU).
Além disso, um artigo publicado no The Guardian fornece novos dados sobre o problema. A indústria mundial produz hoje quase 20 mil garrafas PET (polietileno tereftalato) por segundo, ou um milhão delas por minuto. Em 2016, quase quinhentos bilhões foram produzidas no mundo todo, sendo a Coca-Cola responsável por um quinto delas. Isso significa um aumento de quase 200 bilhões de garrafas em relação à produção de 2004. E a estimativa de um relatório sobre as tendências das embalagens proposta pelo Euromonitor International é de que se produzam 583,3 bilhões dessas garrafas em 2021.
Dessa forma, podemos perceber o quanto é preocupante o nosso consumo de plásticos. A nossa produção de lixo é altíssima. E boa parte desse resíduo descartado por nós, são jogados nos oceanos todos os anos e apresentam grande capacidade de dispersão por ondas, correntes e ventos.

Leia mais